sexta-feira, 28 de maio de 2021

Vitória de Todos - Teremos Vacina

Após reunião da Comissão Bipartite entre membros do Governo de Pernambuco e Municípios, ficou decidido que os Profissionais de Educação Física serão imunizados em todo o Estado. Os detalhes devem ser divulgados em nota técnica, para que seja feita a operacionalização da medida.

Os Profissionais de Educação Física e os Médicos Veterinários eram as duas únicas categorias de um rol de 14 profissiões elencadas em Lei Federal como da Área de Saúde que não estavam sendo contempladas no plano de imunização do Estado.

Na última semana, os profissionais se mobilizaram em carreata e protesto em frente à secretaria de Saúde de Pernambuco e conseguiram espaço para tratar do assunto diretamente. Na mesa, junto à representantes do Governo e do CREF-12, o presidente da APEF, Ícaro Carvalho, destacou que "enquanto profissionais da saúde que somos, atuamos na promoção, prevenção e, inclusive, tratamento e recuperação de pessoas acometidas por doenças, dentre as quais, hoje também se inclui a COVID-19, sendo urgente que estejamos imunizados para exercer nossa profissão com segurança".
 
Assim, se consolida mais uma vitória de nossa classe, que demonstra o quanto podemos avançar se estivermos unidos em prol de nossos direitos.



 

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Carreata pela Vacinação mobiliza Profissionais de Educação Física e Médicos Veterinários.

Os profissionais de Saúde da Educação Física e Medicina Veterinária não estão sendo contemplados com a vacinação contra o coronavírus em caráter prioritário como as demais profissões caracterizadas no Plano Nacional de Imunização. 

Cobrando o tratamento igualitário por parte do Governo de Pernambuco, as categorias se mobilizaram e realizaram na manhã de hoje uma carreata pelas ruas do Recife em direção à secretaria de Saúde do Estado, onde realizaram um ato pacífico e foram recebidos em comissão por uma representação do secretário André Longo. 

O ato teve visibilidade e ganhou destaque nos principais veículos de comunicação de Radio, TV e Internet e transcorreu sem quaisquer contratempos. A PMPE e CTTU estiveram presentes e acompanharam todo o movimento.

Representantes dos conselhos regionais de Educação Fìsica e Medician Veterinária estiveram presentes na organização. Ambos já haviam interpelado ações judiciais no mesmo sentido. 

O presidente da APEF-PE, Ícaro Carvalho, pede apoio aos profissionais da área: "Precisamos nos manter mobilizados, nos fazer presentes nesses momentos para fazer valer nossos direitos. Do contrário, passamos despercebidos pelos órgãos gestores."

 

Profissionais têm denunciado a falta de coerência em alguns pontos de vacinação onde alguns conseguem ser vacinados e outros nas mesmas circunstâncias não têm o mesmo tratamento. "Precisamos entender os criterios utilizados para não incluir a nossa profissão nos grupos prioritários. Somos saúde SIM", afima a vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, Nilúzia Arruda em entrevista à TV Jornal.

Na próxima segunda (25), as categorias serão recebidas em nova reunião na Secretaria para debater sobre o tema.

terça-feira, 18 de maio de 2021

Conselho de Saúde Cobra Vacinação aos PEFs e MV's

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife em reunião plenária do dia 13 de maio de 2021, se manifestou contra a decisão do Ministério da Saúde (MS) em suspender dos grupos prioritários a vacinação contra a covid-19 para os Profissonais de Educação Física (PEFs) e Médicos Veterinários (MVs).


O colegiado do CMS Recife aprovou pedido ao MS para reconsidar a medida que aparta as referidas categorias do mesmo tratamento dispensados aos demais profissionais de saúde, que estão sendo imunizados independente dos locais de atuação e que têm papel relevante nos cuidados à saúde das pessoas. 


São profissões da saúde reconhecidas por lei.

 

 As duas categorias realizarão amanhã pela manhã um ato em prol da vacinação em frente à Secretaria de saúde do Estado de Pernambuco.



Mobilização pela Vacinação

Amanhã (19), a partir das 09h, uma carreata vai sair da Fábrica Tacaruna (na Av. Gov. Agamenon Magalhães) em direção à Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, no Bongi, onde será realizada uma manifestação pacífica em prol da Vacinação de Profissionais de Educação Física e Médicos Veterinários.

Ambas categorias não receberam tratamento igualitário em relação às demais categorias da Saúde, em desrespeito ao plano nacional de imunização. Tal atitude foi alvo de ação judicial dos respectivos conselhos profissionais.

Profissionais denunciam ainda que, em alguns casos alguns que arriscam ir aos pontos de vacinação tem recebido a vacina outros não recebem, passando por vezes por situações vexatórias.

A APEF une-se ao movimento de iniciativa dos médicos veterinários e convoca os profissionais de Educação Física a lutar pelo direito de trabalhar com a segurança da imunização. Protegendo a si e aos demais por eles atendidos.

Recentemente, os Profissionais de Educação Física mobilizaram-se fortemente exigindo reconhecimento de suas atividades como essenciais, uma vez que sua atuação tem ínitma relação com a promoção da saúde da população, justificativa essa que cabe perfeitamente para exigência de imunização à classe.

Vale lembrar que, para a realização da manifestação, será necessário cumprimento rígido das normas de segurança contra o coronavírus, especialmente no que tange ao distanciamento entre os participantes e utilização obrigatória de máscara.