Na última terça-feira, 06 de abril de 2021, Dia Mundial da Atividade Física, a APEF-PE participou de uma Audiência Pública promovida pelo Vereador do município do Recife, Marco Aurélio (PRTB). A sessão virtual contou com a participação do Presidente da associação, Ícaro Carvalho, além da secretária executiva de esportes do Recife, Yane Marques; o deputado federal Felipe Carreras (PSB); o Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF12/PE), Lúcio Beltrão; o médico Geraldo Amorim; o professor da UFPE, Fabrício Souto; o presidente do Sindicato Patronal das Academias de Pernambuco (SINDAC/PE), Paulo Henrique; o personal trainer Diego Paz, e a Tatiana Martins, representando a Coordenação do Programa Academia da Cidade do Recife.
Durante o debate, as falas centraram-se sobre os benefícios promovidos pela prática orientada de atividades físicas, inclusive como fator protetivo contra o contágio pelo coronavírus, o que por si, justificaria a necessidade de manutenção das atividades dos profissionais de Educação Física (PEFs) durante o atual contexto da pandemia do COVID-19.
Ao tratar da essencialidade da atuação dos PEFs, houve relatos sobre o impacto econômico causado pela suspensão dos serviços, deixando os profissionais sem renda, e empresários do setor em prejuízo. Ressaltou-se que o setor possui protocolos sanitários amplos e rígidos que garantiriam a segurança das atividades nos ambientes de prática.
Em sua fala, o presidente da APEF-PE clamou pela fiscalização ostensiva e pela atenção as particularidades da profissão na construção dos protocolos de segurança. "Se temos os protocolos, precisamos ter a garantia da fiscalização. Temos de saber se os órgãos competentes para isso tem pernas para agir de forma ostensiva. E, nos casos onde não seja possível a atuação, é necessário pensar numa pactuação entre empresários e setor governamental de forma a garantir algum suporte financeiro ao profissional de educação física impedido de trabalhar", ressalta Ícaro Carvalho.
O encaminhamento final dado pelo vereador foi garantir uma segunda reunião entre os participantes da audiência no sentido de elaborar um documento que será enviado aos setores competentes da prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco visando soluções para a temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário