Após longos anos sem recomposição dos quadros de profissionais de Educação Física no Programa Academia da Cidade (PAC), 21 novos professores aprovados no último concurso, realizado em 2020, acabam de ser nomeados. A lacuna hoje existente no Programa é bem maior, mas o chamamento atual minimiza o impacto e a sobrecarga em parte dos profissionais que já compõem o quadro funcional.
O Programa Academia da Cidade conta hoje com mais de 40 polos e demandam no mínimo 4 profissionais por polo, uma realidade bem rara na grande maioria das unidades. Após o concurso de 2008, apenas em 2020 houve novo certame e que, em virtude da pandemia, teve o processo de chamamento atrasado.
Assim como foi necessária muita luta para a realização deste novo concurso, a APEF-PE precisou atuar firmemente para que acontecesse a convocação dos aprovados. Isso demandou insistência junto aos órgãos de gestão, bem como apoio parlamentar e principalmente, dos próprios usuários sempre fiéis ao PAC.
Há ainda uma seleção de estagiários em andamento, para compor o quadro de acadêmicos em Educação Física. Esses estudantes, além de compor um auxílio importante aos profissionais, têm uma experiência única na atuação em saúde pública atuando no PAC, constituindo uma etapa fundamental em sua formação.
A APEF_PE segue atenta e firme com as cobranças prezando pelo padrão de excelência que fez do PAC uma referência e usando-o como espelho, reforça que tais cobranças devem também ocorrer nos demais municípios do estado que contam com programas de promoção à saúde similares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário