terça-feira, 15 de março de 2022

NOTA PÚBLICA

A ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PERNAMBUCO - APEF-PE vem a público expressar o seu agradecimento aos profissionais e associados, que exerceram as funções de COORDENADORES DISTRITAIS do PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE, na Cidade do Recife, sempre se portando com zelo e respeito em relação às autoridades públicas municipais, aos colegas e aos usuários do PAC.

Cabe registrar que no exercício da função, nas respectivas coordenadorias distritais, os profissionais de educação física, adiante nomeados, sempre se mantiveram com atenção e firmeza em prol das melhorias das atividades de promoção à saúde, no SUS, construindo um excelente relacionamento com o poder público, com os demais profissionais e associados da APEF, e, destacadamente, com o público, em geral.

Parte do sucesso do PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE(PAC), da Cidade do Recife, sem dúvida, se deve ao empenho e dedicação no trabalho, exercidos pelos profissionais:

Marcílio Paulo da Silva

Luiz Eduardo Nunes

Raquel Bezerra Pajeú

Danyelle de Cássia Oliveira

Renan Wallacy dos Santos

Gledson da Silva Oliveira

Charles Barbosa Gomes da Silva

Ao mesmo tempo, a APEF-PE expressa o voto de sucesso aos profissionais que serão, a partir de então, instituídos na função de coordenação. Estamos certos da capacidade e competência da equipe de coordenação que se constitui. Ressaltamos que o exemplo e a firmeza dos antecessores na vigilância em defesa do SUS e do Programa Academia da Cidade sejam priorizados para que se dê sequência a história construída, contribuindo para a melhoria permanente do PAC e da saúde pública.

A APEF-PE e os profissionais de educação física sentem-se honrados em ter, respectivamente, em seus corpos associativo e profissional, colegas que nunca se curvaram diante de das adversidades enfrentadas pela profissão, e em especial no exercício de nossas atribuições no PAC.

Não menos importante se faz, deixar registrado, que, em que pesem a disposição dos cargos no Núcleo Gestor do Programa sejam prerrogativa de gestão, o diálogo e a transparência são sempre ações valorizadas nas relações de trabalho, entretanto não foram as estratégias utilizadas no processo de para o momento referido. Em especial, à equipe que antecessora, que trabalhou de forma acolhedora, responsável, parceira e com muito diálogo e no serviço.Assim, repudiamos a forma adotada para tal processo de transição. Deixamos firme nossa posição de vigilância permanente e em defesa da classe e deste serviço.

Afinal, são os profissionais que fazem a alma desta política pública, já consolidada e internacionalmente reconhecida, e não se deixarão abater, sob qualquer circunstância, dado o compromisso e lealdade à profissão a que se dedicam.

Por fim, é exigência das circunstâncias da saúde no país e no Recife e nosso pedido o compromisso de cuidado e zelo da administração pública com o PAC e com os profissionais de Educação Física da equipe. Não se faz saúde cuidando apenas da doença.



APEF-PE

Recife, 15 de março de 2022

segunda-feira, 7 de março de 2022

BLITZ APEF-PE: Academia da Saúde Arthur Lundgren - Paulista

Hoje pela manhã o presidente da APEF-PE, Ícaro Carvalho esteve visitando um dos polos do Programa Saúde em Movimento/Academia da Saúde no município do Paulista. Na ocasião, verificou-se as condições em que são realizadas as atividades do Programa. Em conversa com os usuários, foram apontadas diversas dificuldades como ausência de materiais de ginástica, água e energia elétrica no polo, banheiros fechados, equipamentos quebrados. 

Ainda se constatou dificuldades causadas pelas últimas chuvas, que impactam na usabilidade do espaço físico, ausência de avaliações físicas devido à falta de equipamentos e espaço adequado, ausência de equipamento de som para os profissionais. Por vezes os próprios usuários se mobilizam para minimizar tais condições, com recursos próprios e improviso. 

Os problemas, segundo informações, ainda podem parecer pequenos quando comparados a outros polos do Programa, onde sequer há a estrutura física do polo, ainda que precária. O que expõe a urgência na busca por resolutividade.

O programa público de atividades físicas do município atende a um enorme quantitativo de usuários, em sua maioria idosos, em mais de 30 espaços. Usuários sempre fieis e que fazem questão de ressaltar o bom trabalho e atendimento que recebem dos profissionais, ainda que em meio a tantas adversidades.

A APEF comprometeu-se a levar a demanda para discussão junto à prefeitura do município em busca de soluções para melhor atendimento à população e condições adequadas de trabalho aos profissionais.

sábado, 5 de março de 2022

PAC - RECIFE: APEF segue cobrando melhores condições de trabalho

Nesta última sexta-feira (05) a APEF-PE participou de reunião na Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação da saúde do Recife (SEGTES). Dentre os diversos pontos de pauta discutidos estavam as cobranças pelas reformas dos polos do Programa Academia da Cidade (há novo cronograma de obras para todos os polos, com início em maio); internet e tablets (em até 15 dias todos os equipamentos serão trocados já com internet instalada); materiais de ginástica e avaliação (ainda em processo inicial de licitação); fardamento (em confecção); glicosímetros (sem resposta); nomeação dos aprovados em concurso (garantiu-se chamamento em número adequado, após o período de mobilidade interna, ainda sem prazo), climatização dos polos, solicitação de retorno da segurança 24h, e outras particularidades de alguns polos.




NOVIDADE: 
Quem acompanha as redes sociais da APEF-PE está observando que estamos trabalhando na mudança da identidade visual de nossas redes sociais. Aos poucos dando um caráter mais profissional e organizando nosso fluxo de atendimento e expansão do quadro de associados. Contamos com o apoio de cada profissional na divulgação e apoio em nossas ações. Temos muito a lutar pra conquistar