Assunto: Seleção Simplificada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda
A Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (APEF-PE), enquanto entidade de defesa da classe e luta pela valorização profissional, vem por meio desta repudiar veementemente o edital publicado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda, o qual visa a contratação de profissionais de diversas áreas, incluindo Educação Física (erroneamente identificado no documento como EDUCADOR FÍSICO). No referido processo de seleção é oferecida a remuneração de R$1.112,00 para a carga horária de 30h semanais.
A Educação Física, profissão de NÍVEL SUPERIOR, reconhecida e regulamentada pela lei 9696/98, inserida no contexto de saúde pública e atenção primária, desempenha papel primordial para promoção de saúde e qualidade de vida da população, gerando economia erário municipal e como tal merece a devida valorização e respeito.
O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, assim designado na referida lei supracitada, atuante na saúde sob o CBO 2241, deve ser entendido como peça importante nesse contexto, e portanto, ser remunerado de forma adequada para a função de nível superior que desempenha. Com o devido respeito que as profissões de nível médio merecem, não é compatível uma remuneração próxima a um salário mínimo ao profissional que dedicou anos em uma formação de nível superior e que será dele exigido desempenho como tal.
A APEF ratifica o respeito pelas demais profissões em condição semelhante no referido edital, igualmente mal remuneradas e apoia manifestação em contrário das mesmas.
Encerramos, solicitando a compreensão da administração municipal e revisão dos valores oferecidos aos profissionais de Educação Física. Seguiremos empenhados em lutar pela valorização e condições dignas aos nossos colegas.