sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

CBCE divulga Carta de Repúdio ao Programa Brasil e Movimento do Governo Federal

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) divulgou uma carta em seu site repudiando a proposta do Governo Federal de "uberização" do trabalho dos professores/profissionais de Educação Física, argumentando os claros riscos da precarização/desvalorização da categoria.

“[...] o Brasil em Movimento é uma proposta de “uberização” do trabalho dos profissionais/professores de educação física, que reduz o usuário do SUS a um perfil consumidor individual de atividade física e o trabalho do PEF a procedimentos sem acompanhamento, sem vínculo terapêutico e deslocados de qualquer projeto singular construído de forma multiprofissional e/ou intersetorial.

Sabe-se que a política de indução de AF no Brasil deveria contribuir para o cuidado de saúde com foco em condições crônicas e articulado a outras estratégias de promoção da saúde. A promoção de AF de qualidade é um projeto coletivo, atravessado por determinações sociais que não podem ser reduzidas a um algoritmo sem memória e sem um horizonte de transformação social. A própria OMS possui diretrizes para a utilização de dispositivos móveis que preveem ampliar o acesso da população a informações, serviços, redes de cuidado e profissionais de forma segura e com qualidade. Nesse sentido, há recomendações internacionais explícitas para a promoção da atividade física com abordagem integrada e sistêmica, que precisam ser consideradas pelo Ministério da Saúde, e que vão na contramão da proposta de uberização - superexploração, rebaixamento e precarização do trabalho".



A APEF-PE apoia o movimento contrário a essa proposta e participou da construção deste documento.

No link abaixo você tem acesso à carta na íntegra:

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Vereadores do Recife aprovam emendas em prol do Programa Academia da Cidade


Os vereadores do Recife Rinaldo Júnior e Benjamim da Saúde apresentaram propostas de emendas parlamentares ao orçamento municipal de 2020. Aprovadas em plenário no dia 26 de novembro, a verba será utilizada para viabilização do Mestrado Profissional aos Profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade. 

A APEF-PE agradece o empenho desses parlamentares.


terça-feira, 19 de novembro de 2019

NOTA OFICIAL DE REPÚDIO


Assunto: Seleção Simplificada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda

A Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (APEF-PE), enquanto entidade de defesa da classe e luta pela valorização profissional, vem por meio desta repudiar veementemente o edital publicado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda, o qual visa a contratação de profissionais de diversas áreas, incluindo Educação Física (erroneamente identificado no documento como EDUCADOR FÍSICO). No referido processo de seleção é oferecida a remuneração de R$1.112,00 para a carga horária de 30h semanais. 

A Educação Física, profissão de NÍVEL SUPERIOR, reconhecida e regulamentada pela lei 9696/98, inserida no contexto de saúde pública e atenção primária, desempenha papel primordial para promoção de saúde e qualidade de vida da população, gerando economia erário municipal e como tal merece a devida valorização e respeito.

O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, assim designado na referida lei supracitada, atuante na saúde sob o CBO 2241, deve ser entendido como peça importante nesse contexto, e portanto, ser remunerado de forma adequada para a função de nível superior que desempenha. Com o devido respeito que as profissões de nível médio merecem, não é compatível uma remuneração próxima a um salário mínimo ao profissional que dedicou anos em uma formação de nível superior e que será dele exigido desempenho como tal.

A APEF ratifica o respeito pelas demais profissões em condição semelhante no referido edital, igualmente mal remuneradas e apoia manifestação em contrário das mesmas. 
Encerramos, solicitando a compreensão da administração municipal e revisão dos valores oferecidos aos profissionais de Educação Física. Seguiremos empenhados em lutar pela valorização e condições dignas aos nossos colegas.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

PAULISTA: Encontro com Profissionais para debater Condições de Trabalho


Iniciamos diálogo com representantes Profissionais de Educação Física concursados no município de Paulista. São mais profissionais dedicados a oferecer serviço de qualidade à população e que buscam por condições de trabalho dignas. Vamos buscar o diálogo com o município pela valorização da categoria.

Recentemente, concurso público realizado pelo município de Paulista, lotou diversos profissionais para o Programa Saúde em Movimento e Academia da Saúde. Ambos voltados para a prática de atividades físicas para a população com objetivos de promoção de saúde e qualidade de vida. Tal atividade tem o poder de gerar economia aos cofres públicos em termos de saúde e merece ser olhada com o devido interesse.

Assim, vamos buscar dialogar com a gestão nos espaços adequados visando a valorização desses profissionais e cobrar por condições de trabalho dignas e adequadas à importância da profissão.

APEF-PE apresenta pauta de reinvidicações à Secretaria de Saúde do Recife


Na última segunda-feira (07/10/2019), em reunião com representantes da Secretaria de Saúde do Recife, a APEF levou a pauta para as próximas negociações. No documento constam reinvidicações por melhorias das condições de trabalho dos profissionais, cobrança pelo concurso público, contratação de estagiários e investimento para valorização profissional.
É a continuação de um diálogo permanente com a gestão, onde os avanços apenas são alcançados com a união dos profissionais em torno dessa luta e da nossa dedicação em fazer sempre bem o nosso trabalho, ratificando a nossa importância enquanto profissionais da saúde.

Encontro da APEF com Vereador do Recife Rinaldo Junior: debate pela profissão


O que você acharia de um Centro de Formação Continuada para Profissionais de Educação Física? Um espaço próprio para desenvolver, estudar e experimentar novas idéias, metodologias e equipamentos! Essa foi uma das sugestões que a APEF-PE levou ao vereador Rinaldo Júnior, como propostas para o desenvolvimento profissional da Educação Física. 

O Vereador recentemente puxou uma audiência pública na Câmara do Recife, onde debateu a Educação Física na Educação e na Saúde. Nela estiveram presentes representantes da Prefeitura, da APEF, do Cref, bem como profissionais e professores de Educação Física. Nessa última reunião, a APEF debateu sobre as devolutivas da Audiência Pública e ficou firmado o compromisso de buscar o diálogo com a gestão para cobrar as soluções prometidas anteriormente. Estamos sempre cobrando, propondo e estabelecendo pontes por uma classe mais forte. #apef_pe #educaçãofísicafortalecida

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Profissionais de Educação Física participam de ação solidária no HEMOPE

No próximo ano, a APEF-PE pretende manter e ampliar a ação 
No último dia 03 de setembro, uma grande ação solidária movimentou a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE).
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro), a APEF-PE encabeçou uma campanha de Doação de Sangue junto aos Profissionais e contou com o apoio da sociedade.
O Presidente da APEF-PE, Mateus Brainer, informou que o objetivo da Doação foi promover saúde e salvar vidas: "Cotidianamente, desenvolvemos um trabalho voltado para qualidade de vida numa perspectiva de saúde ampliada. E ,desta vez, buscamos colcaborar também com o incentivo a doação de sangue que é uma ação relevante de cidadania" - completa.
Ações como essa estimulam o sentimento de solidariedade e colaboram, sobremaneira, com o HEMOPE, que convive com demandas altas e baixo estoque de sangue em períodos críticos.